terça-feira, 31 de maio de 2011

Professora canta para acalmar alunos durante tiroteio

Durante um tiroteiro próximo a uma escola de educação infantil em Monterrey, México, a professora Martha Rivera Alanis precisou cantar canções infantis para acalmar os alunos. Ela gravou a cena em seu celular e ficou famosa na internet. Na segunda-feira (30), chegou a ser condecorada pelo governo local. 
No vídeo, Martha pede às crianças que fiquem abaixadas, com a cara no chão. Ao fundo, se ouvem tiros.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

"Não aceito propaganda de opções sexuais", afirma Dilma sobre kit anti-homofobia

A presidente Dilma Rousseff criticou o kit Escola sem Homofobia, também chamado de kit anti-homofobia e kit gay, na manhã desta quinta-feira (26). Ela disse que assistiu a um dos vídeos e não gostou do seu conteúdo.
"Não aceito propaganda de opções sexuais. Não podemos intervir na vida privada das pessoas", afirmou em cerimônia no Palácio do Planalto. A presidente disse, ainda, que o governo defende a luta contra práticas homofóbicas. “O governo pode, sim, ensinar que é necessário respeitar a diferença e que você não pode exercer práticas violentas contra os diferentes.”
Segundo a presidente, a situação está em estudo: “É uma questão que o governo vai revisar, não haverá autorização para esse tipo de política de defesa A, B ou C. Agora, lutamos contra a homofobia”.
Depois da pressão da bancada evangélica e de grupos católicos do Congresso e das ameaças dos parlamentares desses grupos de apoiar investigações sobre o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, o governo federal decidiu suspender a produção e a distribuição do kit anti-homofobia, que estava em planejamento no Ministério da Educação. Segundo o governo, todo o material do governo que se refira a "costumes" passará por uma consulta aos setores interessados da sociedade antes de serem publicados ou divulgados.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Governo de SP terá novos critérios para bônus a escolas


A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo vai alterar os critérios para o cálculo do bônus por desempenho das escolas no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), concedido a docentes e funcionários. A ideia é levar em conta o esforço e a questão socioeconômica de cada unidade, uma vez que a rede estadual, que conta com 5,3 mil escolas, é bastante heterogênea.
Quem está preparando o projeto é o especialista em avaliações Francisco Soares, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). "O que o secretário quer é trazer o critério socioeconômico como uma dimensão que, até agora, estava fora dos cálculos. Isso estará em uma expressão aritmética que ainda não está pronta", afirmou Soares.
A pasta também quer evitar que as escolas que estejam em um bom patamar de desempenho e percam, de um ano para o outro, poucos pontos no Idesp deixem de receber o bônus, o que ocorre hoje e provoca grande polêmica na rede. Ainda não há previsão para a implementação das mudanças - o Saresp deste ano deve ocorrer nos moldes do ano passado.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Enem 2011 bateu 800 mil inscritos às 15h do segundo dia de inscrições


O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011 já tem 800 mil inscrições realizadas. Esses dados são do levantamento feito às 15h desta terça-feira (24). As inscrições foram abertas ontem, às 10h.
Segundo Malvina Tuttman, presidente do Inep, autarquia responsável pela prova, a expectativa é que o número de inscritos do Enem 2011 chegue a 6 milhões.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Inscrições para Enem 2011 começam nesta segunda, às 10h


As incrições para o Enem (Examen Nacional do Ensino Médio) começam nesta segunda-feira (23) a partir das 10h e serão feitas exclusivamente pela internet.

As inscrições ficarão abertas até dia 10 de junho de 2011, às 23h59.
Os interessados precisam ter CPF (Cadastro de Pessoa Física) próprio.
As inscrições vão custar R$ 35. E, assim como nas outras edições, haverá isenção do pagamento da tarifa para alunos que terminam o ensino médio em rede pública.
As provas deste ano serão nos dias 22 e 23 de outubro.
Algumas regras seguem as mesmas no Enem 2011: estão proibidos o uso de lápis e borracha na prova e os inscritos não poderão portar relógio e celular.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Reitoria da USP está "autorizada" a ampliar ação da PM no campus após aluno ser morto na USP

Em reunião de emergência, após aluno ser morto na USP (Universidade de São Paulo), o Conselho Gestor do Campus da USP em São Paulo autorizou a reitoria da instituição a "estabelecer um protocolo" de atuação da PM (Polícia Militar) "de imediato" na Cidade Universitária. A decisão foi tomada em reunião extraordinária na manhã desta sexta-feira (20) e informada pelo presidente desse órgão, José Roberto Cardoso.

População poderá opinar sobre kit do MEC contra a homofobia

O Ministério da Educação está sendo acusado de fazer apologia ao homossexualismo em kit que seria distribuído em escolas para ajudar a combater a homofobia. Folhetos, cartilhas e vídeos já foram produzidos. Entretanto, diante de reações contrárias, o MEC decidiu ouvir a população, antes de distribuir o material nas escolas.

Professora do RN critica educação no estado e vira “heroína” nas redes sociais

Um vídeo que mostra a professora Amanda Gurgel criticando a situação da educação no Rio Grande do Norte durante uma audiência pública na Câmara dos Deputados de seu estado fez com que a professora ganhasse admiradores por todo o país.
O vídeo que mostra a fala de Amanda teve 180 mil visualizações no YouTube desde o dia 14, quando foi postado, e seu nome ficou entre os “trending topics” do Twitter - a lista dos temas mais comentados da rede social - entre quarta e quinta-feira.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Livro distribuído pelo MEC defende errar concordância

Um livro didático para jovens e adultos distribuído pelo MEC a 4.236 escolas do país reacendeu a discussão sobre como registrar as diferenças entre o discurso oral e o escrito sem resvalar em preconceito, mas ensinando a norma culta da língua.

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Alunos e professores nas redes sociais: qual é o limite da amizade?

Uma forma de contato que pode extrapolar os limites da sala de aula são as redes sociais. Os alunos podem ser "amigos" dos professores no Orkut e Facebook e podem seguir seus comentários no Twitter, conhecendo muitas vezes um lado mais pessoal do docente.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

MEC deve ter secretaria para sistema nacional articulado antes de julho

O Ministério da Educação (MEC) deve colocar em funcionamento, até julho, a Secretaria de Articulação dos Sistemas de Ensino, que prevê implantar um sistema de colaboração entre municípios, estados e governo federal nas políticas de educação. A aprovação da secretaria tramita no Congresso Nacional desde janeiro deste ano.
A previsão foi dada pelo futuro secretário do órgão, Carlos Abicalil, durante um debate sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE) promovido pelo Movimento Todos pela Educação, nesta terça-feira (10/5), em São Paulo (SP). “Acredito que bem antes de julho a secretaria já esteja funcionando”.
Segundo Abicalil, que atualmente é secretário de Educação Especial do MEC, o órgão deve funcionar em três eixos principais: Plano Nacional de Educação e cooperação; valorização dos profissionais de educação; e relações com órgãos normativos nos sistemas de ensino.
“Queremos uma forma de colaboração concreta, para que medidas provisórias de repasse de recurso, por exemplo, não encontrem barreiras”, avaliou. “Concretizar o Plano Nacional de Educação depende de um sistema nacional”.
A secretária de Educação de São Bernardo do Campo (SP), Cleuza Repulho, que também participou do evento, concordou. “Sem um regime de colaboração é inviável que 80% dos municípios consigam alcançar pelo menos uma das metas do Plano”.
No entanto, mesmo com a articulação da nova secretaria do MEC, o presidente do Conselho Nacional de Educação, Antônio Carlos Ronca, avaliou que “no novo Plano Nacional de Educação falta algo mais detalhado sobre o regime de colaboração”.
“O sistema é fundamental para o país”, afirmou. “O Brasil não pode mais conviver com a desigualdade entre estados, municípios e União. Há um hiato que deixa crianças sem transporte escolar, sem merenda e sem construção de novos prédios”.

Vídeo: Campanha educativa contra armas e violência em escolas de Pernambuco

De forma lúdica, crianças entre 7 e 12 anos aprendem conceitos de cidadania com a campanha "Armas nem de brinquedo", em escolas públicas de Pernambuco. Brincadeiras com fantoches, cartilhas educativas e histórias em cordel fazem parte da programação de cultura de paz, realizada pela Polícia Militar. O objetivo é alcançar 800 crianças, de 13 instituições municipais e estaduais.

Projeto oferece bolsas a 5.090 universitários


A Secretaria de Estado da Educação abriu novamente as inscrições para o programa Bolsa Universidade. Os aprovados ganham bolsas de estudo integrais para a faculdade. Em troca, devem atuar no programa Escola da Família nos fins de semana.

Estão sendo oferecidas 5.090 bolsas que restaram da última seleção. Os alunos aprovados formarão um cadastro de reserva para o preenchimento das vagas que surgirem no decorrer do próximo semestre. As inscrições terminam na próxima sexta-feira.

O candidato pode escolher, no momento da inscrição, a escola onde deseja atuar. Também é preciso checar no site do programa se há bolsas disponíveis para a faculdade e para o curso nos quais o estudante está matriculado.

Mais informações podem ser obtidas com a FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) pelo telefone 0800-7770333 ou pelo e-mail escoladafamilia@fde.sp.gov.br.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Governo libera R$ 74 milhões para recuperar escolas públicas da região serrana do Rio

Depois de liberar R$ 74 milhões, em abril, para a recuperação de escolas públicas atingidas por desastres, o governo federal publicou nesta terça-feira (3) uma resolução no Diário Oficial da União que destina o dinheiro para unidades da região serrana do Rio de Janeiro.
Receberão os recursos os municípios de Areal, Bom Jardim, Bom Jesus do Itabapoana, Nova Friburgo, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia, Sumidouro e Teresópolis. Eles decretaram estado de emergência ou de calamidade pública.
A ideia é poder recuperar, reconstruir, reformar as escolas atingidas e readequar a infraestrutura predial. Haverá um valor fixo por aluno e mais um variável, dependendo do tamanho da unidade.
No começo do ano, fortes chuvas atingiram a região. As equipes de resgate haviam encontrado mais de 900 corpos até o início de março

Língua estrangeira aprendida na infância jamais é esquecida

Algumas pessoas aprendem línguas estrangeiras quando são jovens, mas em vários casos o contato é muito breve e não é possível praticar posteriormente. A impressão geral é que, ao ser negligenciada, a língua aprendida simplesmente desaparece. Mas será que a ideia de “use agora ou perca para sempre” se aplica às línguas estrangeiras? Apesar de acharmos que com a falta de exercício esse aprendizado desaparece, um novo estudo sugere que uma língua estrangeira aprendida na infância se fixa profundamente na memória.
Pesquisadores da Universidade de Bristol, na Inglaterra, localizaram e pesquisaram o efeito em falantes nativos do inglês que tiveram contato com hindi ou zulu. Ambas as línguas foram escolhidas por terem uma imensa diferença do inglês, com fonemas irreconhecíveis para a maioria.
Inicialmente, os participantes foram convidados a completar palavras escritas e depois começaram um treinamento para aprender a distinguir pares de fonemas. Em pouco tempo, os voluntários, que afirmavam não se lembrar de nenhum detalhe das línguas aprendidas na infância, começaram a identificar (e corrigir) os fonemas com maior rapidez, mesmo que o teste inicial de vocabulário tivesse sido um fracasso absoluto com todos os indivíduos.
Os resultados da pesquisa, que estão na edição de setembro do periódico Psychological Science, sugerem que crianças expostas a línguas estrangeiras são fortemente impactadas na área do cérebro que lida com a percepção da fala. Mesmo que haja uma ideia de perda dessa memória, após anos em desuso, traços desse aprendizado se manifestam automaticamente como uma maneira de agilizar o processo de reaprendizado, dizem os autores.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Harvard e MIT lançam "rede cívica"; inspiração é site brasileiro

Open City Labs vai reunir sites de todo o mundo que tragam informações sobre cultura, educação, saúde, serviços socias e soluções inovadoras para as cidades. Criada numa parceria entre pesquisadores de Harvard e MIT, a iniciativa foi lançada na sexta-feira (29) e já conta com a participação do Brasil, dos EUA e da África do Sul.
O projeto se vale de uma combinação de tecnologias de mídia social para fortalecer e aumentar a participação cívica e reforçar a capacidade da comunidade através da participação ativa na seleção de conteúdo e contribuição.
Considerado a maior referência mundial em inclusão digital, Nicholas Negroponte, professor do MIT e idealizador do programa para colocar um computador na mão de cada criança, disse: “É um exemplo do que se pode fazer de melhor para educar as pessoas por redes sociais”.
“Projetos como o Open City são exemplos da imensa oportunidade que temos para criar cidades mais inteligentes”, disse Ricardo Pelegrino, presidente da IBM Brazil, uma das empresas que apoiam o projeto.
Cada site Open City irá incluir funcionalidades de rede social, um quadro de avisos, um calendário de eventos e um mapa indicando onde estão situadas as coisas. Além da internet, o conteúdo do site será acessível a todos através de canais impressa, online e áudio. O portal funcionará como uma plataforma dinâmica para ambas inspirar bem como servir como um teste para ferramentas inovadoras de participação cívica desenvolvida pela Open City Labs e os membros de sua rede.
O projeto Open City Labs pretende ampliar a rede de informações por meio de três seções: Open Link City (que vai tornar os serviços disponíveis Cidade Aberta via SMS, web, email), Open Content Manager da Cidade e Perfil (um gerenciador de eventos e serviços apropriados ao perfil de usuário criado) e Open Card City (uma espécie de cartão de fidelidade que vai dar direito a descontos e recompensas).
Modelo brasileiro
Open City Labs é a expansão mundial da educação brasileira e dois modelos de participação cívica: Catraca Livre e Cidade Escola Aprendiz. Catraca Livre é um projeto de São Paulo fundado em 2008, ele tem o apoio tecnológico do Google, IBM e Facebook. Bairro-escola é uma iniciativa de educação brasileira que promove a criação de comunidades de aprendizagem no entorno das escolas onde todos na comunidade, independentemente da idade possam participar, aprender e ensinar.