segunda-feira, 2 de maio de 2011

Harvard e MIT lançam "rede cívica"; inspiração é site brasileiro

Open City Labs vai reunir sites de todo o mundo que tragam informações sobre cultura, educação, saúde, serviços socias e soluções inovadoras para as cidades. Criada numa parceria entre pesquisadores de Harvard e MIT, a iniciativa foi lançada na sexta-feira (29) e já conta com a participação do Brasil, dos EUA e da África do Sul.
O projeto se vale de uma combinação de tecnologias de mídia social para fortalecer e aumentar a participação cívica e reforçar a capacidade da comunidade através da participação ativa na seleção de conteúdo e contribuição.
Considerado a maior referência mundial em inclusão digital, Nicholas Negroponte, professor do MIT e idealizador do programa para colocar um computador na mão de cada criança, disse: “É um exemplo do que se pode fazer de melhor para educar as pessoas por redes sociais”.
“Projetos como o Open City são exemplos da imensa oportunidade que temos para criar cidades mais inteligentes”, disse Ricardo Pelegrino, presidente da IBM Brazil, uma das empresas que apoiam o projeto.
Cada site Open City irá incluir funcionalidades de rede social, um quadro de avisos, um calendário de eventos e um mapa indicando onde estão situadas as coisas. Além da internet, o conteúdo do site será acessível a todos através de canais impressa, online e áudio. O portal funcionará como uma plataforma dinâmica para ambas inspirar bem como servir como um teste para ferramentas inovadoras de participação cívica desenvolvida pela Open City Labs e os membros de sua rede.
O projeto Open City Labs pretende ampliar a rede de informações por meio de três seções: Open Link City (que vai tornar os serviços disponíveis Cidade Aberta via SMS, web, email), Open Content Manager da Cidade e Perfil (um gerenciador de eventos e serviços apropriados ao perfil de usuário criado) e Open Card City (uma espécie de cartão de fidelidade que vai dar direito a descontos e recompensas).
Modelo brasileiro
Open City Labs é a expansão mundial da educação brasileira e dois modelos de participação cívica: Catraca Livre e Cidade Escola Aprendiz. Catraca Livre é um projeto de São Paulo fundado em 2008, ele tem o apoio tecnológico do Google, IBM e Facebook. Bairro-escola é uma iniciativa de educação brasileira que promove a criação de comunidades de aprendizagem no entorno das escolas onde todos na comunidade, independentemente da idade possam participar, aprender e ensinar.