sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Psicomotricidade e a Aprendizagem*

A Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e sua relação com seu mundo interior e exterior. O termo psicomotricidade é empregado para concepção de movimento organizado e integrado em função das experiências vividas pelo indivíduo que geram sua linguagem, socialização, autonomia e individualidade.
O trabalho de educação psicomotora com as crianças é base indispensável no desenvolvimento motor, psicológico e afetivo. Os jogos e as atividades lúdicas são grandes aliados para que o aluno se conscientize sobre seu corpo. Por meio da recreação pode desenvolver suas aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor. A recreação deve realizar atividades considerando seus níveis de maturação biológica para que a criança desenvolva o controle mental de sua expressão motora. De maneira dirigida proporciona a aprendizagem em várias atividades que ajudam na conservação da saúde física, mental e no equilíbrio sócio-afetivo.
Quanto mais a criança brinca, mais ela se desenvolve em todos os aspectos. Além de se divertir com as atividades lúdicas, expressa seus sentimentos, interpreta e se relaciona com o mundo em que vive, sendo um grande preparo para o desempenho de papéis sociais.
Como a educação psicomotora abrange todas as aprendizagens da criança, se um de seus elementos for prejudicado ocorre um distúrbio de aprendizagem. Caso a criança tenha um desenvolvimento psicomotor mal constituído isto pode acarretar problemas na escrita, na leitura, na distinção de letras, na direção gráfica, na análise gramatical e até mesmo no pensamento abstrato.
Dessa forma, o educador deve ter plena consciência da importância da educação psicomotora e compreender que essa responsabilidade não cabe apenas ao professor de Educação Física e sim é uma atividade essencial em todas as disciplinas e que todos os professores devem criar vínculos para que esta aprendizagem ocorra de maneira satisfatória de modo a evitar futuros distúrbios provocados pelo mau desenvolvimento psicomotor.

*Texto escrito por: Luana Linhares
Proibida reprodução total ou parcial deste texto, sem autorização da autora