Uma das fases marcantes na vida da
criança é a entrada na escola. O momento é tão novo para essa quanto para os
pais que não estavam acostumados e verem seu filho no papel de aluno.
Quando se fala em uma fase tão nova como essa,
pensa-se também no quanto o momento é difícil para a criança e para os pais.
Por isso, é interessante que o professor proporcione um ambiente que transmita
segurança ao aluno e confiança aos pais.
Atualmente,
coordenadores e professores têm se preocupado em atenuar algumas dificuldades
decorrentes da primeira separação da família. Como a escola é um contexto cheio
de pessoas desconhecidas, especialistas apontam que o esforço do professor deve
se concentrar em apresentar para a criança e para os pais que o ambiente é
seguro.
Outra
forma do professor estar contribuindo com o processo de adaptação da criança,
consiste em manter a comunicação desde o início com os pais. Antes de planejar
as atividades das primeiras semanas de aula, converse com os pais para conhecer
o aluno, suas preferências, características. Especialistas afirmam ainda que
essa comunicação pode ser orientada também à criança, no sentido do educador
ser empático, observando o comportamento do aluno, e até mesmo perguntando sobre
seus sentimentos, já que esse nem sempre consegue expressar o que está
sentindo.
Outro
aspecto para o qual especialistas chamam a atenção é quanto ao planejamento de
atividades para as crianças de até quatro anos. Nessa faixa etária as crianças
são egocêntricas, por isso o foco do professor deve estar em acolher a criança
individualmente, uma vez que a integração desta ao grupo ocorre naturalmente,
na proporção que ela se sente mais segura no novo ambiente.
Fonte: Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola (UOL)